Voltar para início

Nossa
luta

Saiba mais sobra a nossa mensagem e tudo aquilo que ela representa

A principal mensagem que o Harmonia Enlouquece deseja passar sempre que sobe ao palco é a de produzir novos sentidos sobre a loucura, derrubando preconceitos que excluem e estigmatizam as pessoas em sofrimento psíquico. A existência do grupo em si e a potência artística dos usuários que o integram são a prova de que essa mudança de percepção na sociedade é possível e de que essa luta deve ser abraçada por todos. Afinal, quando se fala em Luta Antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica se está falando em cidadania como um direito de todos!

Celebrada anualmente no dia 18 de maio, a Luta Antimanicomial é um movimento que tece início em 1987 e foi fundamental para o processo de implementação da Reforma Psiquiátrica no país, que promoveu uma série de mudanças fundamentais como, por exemplo, o fechamento gradual de leitos em hospitais psiquiátricos, o fim da internação compulsória e a inserção de novas formas de tratamento interrompendo rotinas de torturas, maus-tratos e abandono. Faz parte também desse movimento, a proposta de transformar a sociedade na maneira como ela percebe, trata e inclui os usuários dos serviços de saúde mental. Utilizando ações de intervenção cultural como instrumento de ressignificação da loucura, busca-se abrir caminho para que a sociedade consiga enxergar o usuário dos serviços de saúde mental como alguém como um sujeito de direitos e em sua força criativa.

De alguma forma, o Harmonia Enlouquece é um fruto dessas conquistas alcançadas pela Luta Antimanicomial. Contudo, o grupo sabe que ainda há muito trabalho a ser feito e que é preciso seguir defendendo a Reforma Psiquiátrica e o SUS dos ataques que vêm sofrendo também no campo da saúde mental, como, por exemplo, corte de recursos que vem ameaçando o fechamento de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), fundamentais para o tratamento de pessoas em sofrimento psíquico.

Saiba
mais

REFORMA PSIQUIÁTRICA

20 anos da Reforma Psiquiátrica no Brasil: 18/5 – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Acesse o conteúdo

III Conferência de Saúde Mental

O
CPRJ

Inaugurado em 1998, o Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro é um órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro gerido pela Fundação Saúde. Localizada na Praça Cel Assunção, no bairro da Gamboa, que integra a região da Pequena África, a instituição oferece atendimento a pacientes com transtornos mentais e conta com ambulatório de psiquiatria e psicologia, emergência, hospital-dia, enfermaria e ambulatório da terceira idade. Além disso, o Centro realiza um trabalho especial com seus pacientes, visando gerar maior integração e qualidade de vida para eles e suas famílias. O atendimento realizado no CPRJ é referenciado através do Sistema de Regulação Estadual (SER). A instituição oferece ainda Residência Médica e Residência Multiprofissional (Enfermagem – Serviço Social – Psicologia).

Acessar o site